Educação - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Aula inaugural marca abertura do polo IFSul de Novo Cabrais

54 alunos matriculados nos cursos de Administração, Contabilidade e Meio Ambiente inauguraram polo em primeira aula na noite desta segunda-feira (26). Ato solene contou com a presença de autoridades

Aula inaugural marca abertura do polo IFSul de Novo Cabrais

EDUCAÇÃO | Na noite desta segunda-feira (26), a comunidade de Novo Cabrais testemunhou um momento histórico para a educação local com a inauguração do polo e-Tec Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul (IFSul). Assista ao vídeo.

Nem mesmo a chuva inviabilizou a presença entusiasmada de alunos matriculados nos três cursos oferecidos pela instituição de nível técnico durante o ato inaugural na EMEF Teófilo Teodoro Streck (sede do polo do IFSul), na localidade de Rincão Bonito.

Ao todo, 54 alunos estão matriculados nos três cursos técnicos profissionalizantes (nível médio) ofertados pelo polo e-Tec IFSul em Novo Cabrais, nas áreas de AdministraçãoContabilidade e Meio Ambiente (modalidade híbrida). Cada turma contará com 25 alunos matriculados, disponibilizando a oferta de 75 vagas no total.

Em colaboração com a Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, o IFSul amplia sua contribuição à educação local, disponibilizando dois professores em regime de 20 horas cada, fortalecendo o ensino no campus e promovendo o desenvolvimento educacional na região.

Ato inaugural

O prefeito Leodegar Rodrigues, acompanhado pela secretária de Educação Rosana Cristina Kohls, e pela professora Suzemar Camponogara, juntamente com os vereadores Álvaro Luiz Scheffel (PDT), presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Cabrais, Angela Gelsdorf Dumke (PT), Zauro Elias de Arreal (PT) e Pedro Henrique Gewehr (PMDB), estiveram presentes para celebrar esse marco na educação local.

Em sala lotada, as autoridades presentes discursaram calorosamente no ato inaugural, compartilhando a trajetória do processo de implantação do polo e-Tec IFSul de Novo Cabrais (clique para assistir). Desde as inúmeras reuniões, a entrega de ofícios e sessões solenes, até a ida do prefeito Leodegar Rodrigues em novembro último ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, objetivando a implantação do campus do instituto no município.

“O novo polo do IFSul representa não apenas a expansão física da instituição, mas também a realização de um sonho para dezenas de jovens e adultos de Novo Cabrais e região. Essa conquista abrirá portas para oportunidades educacionais e impulsionará o desenvolvimento do nosso município”, afirmou o prefeito Leodegar Rodrigues.

Conforme a secretária da pasta, Rosana Cristina Kohls, “essa conquista representa um marco histórico para a Educação cabraisense. O novo polo do IFSul proporcionará acesso público a um ensino de qualidade, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho com formação sólida e atualizada”.

Aula inaugural do polo e-Tec IFSul de Novo Cabrais contou com a presença de alunos e autoridades municipais na noite de ontem (26). Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Fique atento

O polo e-Tec IFSul de Novo Cabrais deverá receber mais alunos para os três cursos técnicos com a divulgação de segunda e terceira chamadas que deverá acontecer no decorrer do ano.

Saiba mais

A Rede e-Tec IFSul é retomada com 47 polos de cursos técnicos subsequentes no RS e conta com 2.910 mil novos alunos na instituição.

Novo Cabrais pertence ao Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), do IFSUL, que completou um século de história em outubro de 2023.