Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024

Consulta Popular colocará R$ 220 mil em Novo Cabrais

Três demandas foram eleitas como prioritárias pela comunidade cabraisense, contemplando projetos nas áreas de Habitação e Agricultura. Uma terceira demanda em âmbito regional prevê a instalação de Estação Experimental para Agroindústrias na UERGS

Consulta Popular colocará R$ 220 mil em Novo Cabrais

CONSULTA POPULAR | O município de Novo Cabrais foi beneficiado com recurso de R$ 220 mil da Consulta Popular 2023/2024.

Três demandas foram eleitas como prioritárias pela comunidade cabraisense, sendo essas nas áreas de: 1) Habitação – Moradia temporária para desabrigados, que receberá R$ 73.333,33 mil; 2) Agricultura – Correção de solo e cisternas, atendida com R$ 146.666,67 mil; e 3) Ciência, Tecnologia e Inovação – Estação Experimental para Agroindústrias da UERGS (âmbito regional).

Além do valor já previsto pela Consulta Popular, Novo Cabrais deverá garantir contrapartidas nos valores de R$ 5.945,95 mil para viabilizar os projetos na área de Habitação – com foco em melhorias e reformas habitacionais para inscritos no CadÚnico – e de R$ 11.891,89 mil para atender o projeto na área de Agricultura, objetivando a criação de sistema de armazenamento de água da chuva.

A região do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro – a qual Novo Cabrais faz parte, juntamente com os municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Restinga Sêca, São Sepé e Vila Nova do Sul – receberá R$ 2,2 milhões neste ano.

O montante será repartido entre os seis dos sete municípios que compõem a região – com exceção de São Sepé, que não atingiu o percentual mínimo de 2% de eleitores exigido para o rateio dos recursos.

Demanda regional

A nível regional, Novo Cabrais foi contemplado com recurso que será investido em Cachoeira do Sul. O município vizinho receberá R$ 880 mil para a instalação de uma Estação Experimental para Agroindústrias na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no distrito de Três Vendas.

O recurso, aplicado na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, é direcionado à UERGS porque o projeto da universidade foi apresentado como demanda regional, contando com a participação de todas as sete cidades do Jacuí Centro.

Prazo

Os municípios têm até o dia 16 de fevereiro para envio dos projetos para firmar convênio com o Governo do Estado do RS. As prefeituras municipais, por sua vez, se comprometerão em oferecer contrapartidas para que recebam os recursos.

A informação foi divulgada pelo presidente do Corede Jacuí Centro, Igor Noronha.