Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023

Prefeito recebe secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional Gilmar Sossella

Encontro visa a assinatura de convênios da Consulta Popular 2022/2023 e do RS Qualificação para oferta de diversos cursos profissionalizantes gratuitos à população. Operação da Sala do Empreendedor está em discussão no município

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | O prefeito Leodegar Rodrigues recebeu o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional Gilmar Sossella e equipe em seu gabinete para assinatura dos convênios dos programas Consulta Popular 2022/2023, no valor de R$ 200 mil, e do RS Qualificação, em R$ 50 mil.

Foram recebidos no encontro ocorrido na última segunda-feira (18), o chefe de gabinete Artur Souto, Newton Noller Nollembeg e Gabriel Quevedo. Fizeram-se também presentes o vice-prefeito Larri Schoenfeldt, servidores municipais, secretários, lideranças políticas e membros da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Cabrais. Também assinaram os convênios duas testemunhas, as agentes administrativos Luciane de Menezes e Cleila Carvalho. Assista ao vídeo.

Entre os cursos profissionalizantes que serão ofertados gratuitamente à população, através de recurso da Consulta Popular e contrapartida municipal de R$ 16.091,82 mil, estão os de Elétrica Predial Básica, de Cuidador de Idosos, Torneiro Mecânico, Marketing Digital e outros.

Do RS Qualificação, que oferece cursos de qualificação profissional em parceria com o ‘Sistema S’ (Sesc, Senai, Sebrae, Senar e outras instituições), somado à contrapartida mínima de R$ 7,5 mil, serão ofertados cursos gratuitos nas áreas de: Desenvolvimento de Agentes do Turismo Regional; Técnicas de vendas; Vendedor de Alta Performance; Empreendedorismo e Gestão de Serviços; e outros.

“Nosso agradecimento à Secretaria do Trabalho e a todos os envolvidos nessa colaboração, que tem sido essencial para promover oportunidades e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Juntos, estamos trilhando um caminho de progresso e crescimento, priorizando a capacitação e o aprimoramento profissional de nossos cidadãos” - prefeito Leodegar Rodrigues.

Prefeitura Municipal e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, do Governo do RS, formalizam convênios para oferta de cursos profissionalizantes gratuitos à população. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Sala do Empreendedor

Visando discutir a operação da Sala do Empreendedor no município, iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal, o prefeito Leodegar Rodrigues e o vice Larri Schoenfeldt receberam a visita do analista de políticas públicas do Sebrae Regional Centro, Michel Kesseler.

O encontro realizado na última terça-feira (19) foi acompanhado dos fiscais municipais Fabiano Hoerbe e Ibanês Facco.

Através de parceria com o Sebrae RS, Sala do Empreendedor está há um ano em funcionamento em Novo Cabrais. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMNC

O que é e como funciona

Implantada há um ano, a Sala do Empreendedor é um espaço do município para o atendimento de empresários e futuros empreendedores, facilitando os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Além de ser o ponto de referência para o empreendedor, tem o objetivo de reduzir a burocracia, disponibilizar acesso facilitando à informação, oferecer qualificação aos empreendedores, dentre outros serviços, melhorando o ambiente de negócios, estimulando a formação de novas empresas, gerando empregos e renda.

Alguns serviços que devem ser ofertados: atendimentos sobre formalização, alteração e baixa do MEI e MPES; emissão de DAS; atendimento da vigilância sanitária e meio ambiente; atendimento da vigilância sanitária e meio ambiente; atendimento da Secretaria da Fazenda; oferta de microcrédito; orientação para que o empreendedor participe de licitações; outros serviços de apoio ao empreendedor.