Administração - Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Atualização da enchente em Novo Cabrais

Uma das áreas mais afetadas pelas cheias é a localidade da Várzea, onde moradores foram resgatados de barco. Autoridades e forças de segurança se colocam à disposição para fornecer assistência e apoio à população

Atualização da enchente em Novo Cabrais

ATUALIZAÇÃO DAS CHEIAS | O município de Novo Cabrais está enfrentando uma grave situação devido às fortes chuvas que têm castigado a região nas últimas horas. Desde a meia-noite até a tarde desta terça-feira (30), cerca de 250 milímetros de chuva foram registrados, resultando em inundações e sérios danos à comunidade.

Uma das áreas mais afetadas pelas cheias é a localidade da Várzea, onde moradores ficaram em situação de perigo. Em resposta a essa emergência, equipes da Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Emater/RS-Ascar, Corpo de Bombeiros Voluntários e forças de segurança locais atuaram na linha de frente para garantir a segurança da população.

Pontos críticos já foram identificados, incluindo a perda de pontes na Linha Pfeifer e na Faxinal, além do transbordamento do arroio no Cortado. Assista ao vídeo.

Resgate de moradores

O prefeito Leodegar Rodrigues acompanhou a situação de perto durante o dia, atuando ativamente nas localidades afetadas, coordenando esforços e enfatizando a importância do apoio colaborativo da comunidade. Ele destacou especialmente o papel fundamental dos moradores da Várzea, que se uniram para ajudar no transporte de pessoas em situação de risco.

"Diante da impossibilidade de acesso às áreas alagadas pelo maquinário da Prefeitura, os moradores locais ofereceram seus próprios veículos, como barcos e tratores, para auxiliar no resgate dos afetados. Os moradores resgatados foram encaminhados para residências, mas reforço que o CTG Presilha Pampeana está disponível para receber quem necessita de assistência, com equipes do governo municipal e do Corpo de Bombeiros prontas para prestar ajuda", disse o prefeito.

A coordenadora da Defesa Civil, Carla Garske, compartilhou uma dessas histórias marcantes, destacando a determinação e o comprometimento das equipes em salvar vidas. "Salvamos uma vovozinha hoje. Ela estava em casa e a água estava subindo muito rápido. Pegamos ela e a cachorrinha e tiramos de casa, com água até a cintura", relatou ela.

Autoridades municipais e forças de segurança realizam força-tarefa para atender população atingida pelas enchentes. Fotos: Divulgação

Contatos de emergência

Para garantir uma resposta eficaz em situações de emergência, o prefeito Leodegar Rodrigues disponibilizou seu contato pessoal (51) 9 9646 5865, juntamente com os secretários de Saúde e de Obras, André de Lacerda (9 9663 1916) e André Rodrigues (9 9512 5184), bem como da coordenadora da Defesa Civil, Carla Garske (9 9813 0925), para que a população possa acioná-los em caso de necessidade.

Além disso, foram divulgados os telefones de emergência das principais instituições envolvidas nas operações de socorro e prestação de serviços essenciais:

- Brigada Militar: (51) 9 8415 0178;
- Corpo de Bombeiros Voluntários: (51) 9 8583 9859;
- Prefeitura de Novo Cabrais: (51) 9 9970 8061/ 9 9891 9168 (recepção/ gabinete);
- CELETRO (falta de energia): 0800 541 9969 (ligação gratuita e WhatsApp/ chatbot).

Importante

Diante da magnitude da situação, é crucial que a comunidade permaneça unida e solidária, oferecendo suporte mútuo e seguindo as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos os munícipes.