Saúde - Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Cuidados com a saúde em meio às enchentes

Saúde alerta para riscos à população diante do contato com a água contaminada. Confira os cuidados necessários neste período

Cuidados com a saúde em meio às enchentes

ALERTA | Em meio às enchentes que assolam o município e região, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, especialmente para aqueles que estiveram em contato com água contaminada ou lama.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Cabrais alerta para os riscos de doenças como leptospirose, dengue e acidentes com animais peçonhentos, destacando a importância da prevenção e dos cuidados adequados.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença transmitida pela Leptospira, que pode penetrar na pele através de lesões ou mucosas em contato com água contaminada.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e muscular, podendo evoluir para complicações graves como icterícia e comprometimento renal.

Dengue

O aumento do risco de dengue é uma preocupação durante as enchentes, pois o mosquito Aedes aegypti prolifera em locais com água parada e suja. Além da dengue, há também o aumento do risco de Chikungunya e Zika.

A recomendação é eliminar focos de água parada e usar repelentes nas áreas expostas do corpo.

Picadas de animais peçonhentos

Entulhos e destroços podem aumentar o risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas. Recomenda-se entrar em contato com autoridades competentes caso encontre algum desses animais.

Prevenção

É fundamental usar equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais e voluntários envolvidos no resgate das vítimas.

É importante evitar permanecer por muito tempo em áreas afetadas pelas enchentes. Caso não seja possível, é recomendável remover roupas molhadas e higienizá-las, além de evitar o contato direto com a água contaminada.

Contaminação da água

Evite consumir alimentos que tiveram contato com água da inundação, incluindo alimentos embalados e perecíveis. O Ministério da Saúde recomenda filtrar ou ferver a água antes do consumo, sempre que possível.

Diante deste cenário desafiador, a prevenção é a melhor forma de proteger a saúde. A SMS de Novo Cabrais está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações adicionais sobre cuidados com a saúde durante as enchentes.

Anote em sua agenda os contatos emergenciais da Saúde:

Posto de Saúde (Sede):

Recepção (51) 9 9805 4609/ 9 9868 8371

Posto de Saúde (Cortado):

Recepção (51) 9 8594 4078

Farmácia (Sede/ Cortado):