Administração - Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Moradores em áreas de risco devem sair de casa imediamente

Caso não consigam se deslocar, as autoridades recomendam que busquem assistência imediatamente. Medida se deve ao aumento da severidade das condições climáticas nas próximas horas; saiba como proceder

Moradores em áreas de risco devem sair de casa imediamente

ALERTA DE EMERGÊNCIA | A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais solicita com urgência a todos os moradores que residem em áreas de risco para evacuarem suas casas ainda durante o dia, antes do anoitecer, devido ao aumento da severidade das condições climáticas. A Defesa Civil e os bombeiros estão fazendo um apelo enfático para que as pessoas ajam com rapidez e segurança diante da crescente ameaça.

Na região da Várzea, os bombeiros estão se mobilizando em barcos para efetuar o resgate de moradores em situações de perigo. O prefeito Leodegar Rodrigues acompanha de perto a situação e presta auxílio à população.

Caso não consigam se deslocar, as autoridades recomendam que busquem assistência imediatamente. O cenário é de alta severidade, especialmente nas regiões Central, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo.

Lista de contatos para acionar em caso de emergência. Arte: Gabriel Rodrigues/ PMNC

A situação é grave, com previsão de aumento das chuvas, o que resultará em mais inundações e deslizamentos de terra. Pontos críticos já foram identificados, incluindo a perda de pontes na Linha Pfeifer e na Faxinal, além do transbordamento do arroio no Cortado.

Para aqueles que não têm para onde ir, foi disponibilizado o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Presilha Pampeana, no Centro, como abrigo temporário. Equipes da assistência social e do governo municipal estão oferecendo apoio e assistência no local.

A orientação da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil é clara: acionar os planos de contingência e proceder com a evacuação imediata das áreas de risco.

Além das preocupações com a segurança das pessoas, há também impactos nas infraestruturas básicas, como o fornecimento de água. Moradores de localidades como Cerrito, Cortado e Linha Pfeifer enfrentam a falta de água devido às condições climáticas adversas.

O reparo das redes de abastecimento será realizado assim que as águas baixarem a um nível seguro para a execução das obras.

A situação requer atenção e ação imediata por parte de todos os envolvidos. A segurança e o bem-estar da comunidade são prioridades absolutas neste momento.