Notícias Gerais - Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Novo Cabrais sofre impactos devido às fortes chuvas

Neste momento, a Prefeitura Municipal promove uma força-tarefa em conjunto com as equipes da Emater, Defesa Civil e forças de segurança, para avaliar os estragos e prestar auxílio à população; saiba como buscar ajuda

Novo Cabrais sofre impactos devido às fortes chuvas

EM ALERTA | Novo Cabrais vem enfrentando uma série de desafios decorrentes das intensas chuvas que assolam a região. Com um acumulado pluviométrico de 360 milímetros da última sexta-feira (26) até às 8h30 da manhã desta terça-feira (30), o município enfrenta diversos prejuízos em infraestrutura, agricultura e habitação. A previsão é de mais chuva para os próximos dias na região Central.

Diversos pontos registram alagamentos em estradas e plantações, bem como nas localidades rurais de Linha Faxinal, Aterrado, Cortado e Tabuão. Foram registradas as quedas de duas pontes na Linha Faxinal e na Linha Pfeifer. As equipes estão apurando a ocorrência de mais estruturas danificadas em outras localidades afetadas. Assista ao vídeo.

Devido aos alagamentos, as estradas tornaram-se intransitáveis em várias partes do município. Até o momento, uma casa foi reportada como danificada, mas o risco de mais estragos persiste. A agricultura também sofreu consideráveis danos, com lavouras inundadas e produções comprometidas.

Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades devido às intensas chuvas e alagamentos em Novo Cabrais, saiba que não está sozinho. Estamos aqui para ajudar!

Telefones de emergência:

Brigada Militar: (51) 9 8415 0178;
Corpo de Bombeiros Voluntários: (51) 9 8583 9859;
Defesa Civil: (51) 9 9813 0925;
Prefeitura de Novo Cabrais: (51) 9 9970 8061/ 9 9891 9168 (recepção/ gabinete);
CELETRO (falta de energia): 0800 541 9969 (ligação gratuita e WhatsApp/ chatbot).

Precipitações torrenciais causam alagamentos em diversas localidades do município. Fotos: Divulgação

Problemas de energia elétrica

A CELETRO, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, informa que cerca de 2 mil associados estão sem luz nesta terça-feira (30) em pontos isolados de toda a sua área de atendimento em decorrência do temporal.

Todas as equipes da Cooperativa estão mobilizadas no atendimento à população. Há dificuldades de acesso em pontos alagados, o que pode acarretar em um tempo maior de resposta por parte de nossas equipes operacionais.

Para a sua segurança, considere as redes energizadas e não se aproxime de cabos de energia rompidos e de redes elétricas em regiões alagadas.

Para atendimento emergencial e falta de energia, ligue 0800 541 9969 (ligação gratuita e WhatsApp/ chatbot).

Dificuldades de acesso à internet

Além disso, há diversos moradores sem acesso à internet em diversas localidades do município, o que dificulta a comunicação e a busca por assistência.

Apoio e socorro

Neste momento, a Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, através do prefeito Leodegar Rodrigues, promove uma força-tarefa em conjunto com as equipes da Emater/RS-Ascar, Defesa Civil, representada pela coordenadora municipal Carla Garske, e forças de segurança.

Mutirão está em campo para avaliar os estragos e prestar auxílio às famílias atingidas na zona urbana e rural do município.

Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Emater e forças de segurança realizam força-tarefa para prestar auxílio às famílias atingidas pelas enchentes. Fotos: Divulgação

Dicas de segurança:

Durante as chuvas, é crucial priorizar a segurança:

- Desconecte eletroeletrônicos das tomadas durante os temporais.

- Feche bem portas e janelas para evitar danos causados pela água.

- Em caso de tempo severo, busque abrigo e evite atravessar alagamentos, tanto a pé quanto de carro.

Novo Cabrais conta com o apoio e solidariedade de todos diante desta situação desafiadora. A comunidade está unida para superar os obstáculos e se reerguer diante das adversidades.