Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Abril de 2024

Projeto de reflorestamento promove plantio de três mil árvores nativas

Área de preservação oriunda de acordo entre o município e o Ministério Público está distribuída nas escolas Pedro Lovato e São Roque, no Horto Cura Tudo, no Parque Witeck e nas calçadas e canteiros centrais. Investimento chega a quase R$ 60 mil

Projeto de reflorestamento promove plantio de três mil árvores nativas

CIDADE MAIS VERDE | Você sabia que Novo Cabrais possui uma área de preservação ambiental com três mil mudas de árvores nativas? Cercado de belezas naturais, tendo o Parque Witeck como seu cartão-postal, o município mantém um grandioso projeto de reflorestamento.

Tudo começou com um acordo histórico selado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2008 com a Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul, em resposta à extração ilegal de cascalho que ocorreu em administrações passadas. Esse acordo foi fundamental para iniciar um novo capítulo na história ambiental de Novo Cabrais.

Para concluir esse ciclo do passado, a Prefeitura Municipal de Novo Cabrais trabalhou em colaboração com a promotora de Justiça Débora Jaeger Becker para encerrar dois processos ambientais que se arrastavam há mais de uma década. Esse esforço conjunto marcou o início de uma transformação significativa.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Novo Cabrais tem realizado um trabalho de reflorestamento, com o plantio de três mil mudas nativas distribuídas em três lotes na cidade. Ao todo, 472 mudas foram plantadas na Escola Pedro Lovato, na localidade do Cortado, outras 180 na Escola São Roque, no Potreirinho, e mais 348 unidades em calçadas e canteiros centrais.

Além disso, duas mil foram destinadas à área de reflorestamento no Parque Witeck (localidade de Capão do Veado), em uma área de dois hectares cedida pelo proprietário Henrique Witeck ao município. Essa parceria permitiu que a Prefeitura não precisasse investir recursos na aquisição de uma área equivalente. Além destas, 85 mudas foram plantadas no Horto Cura Tudo, no Cortado.

O município está comprometido com a manutenção contínua dessas áreas e deve apresentar relatórios anualmente à Justiça, visando o sucesso da execução do projeto no período de quatro anos. Somando esforços nesse sentido, a Prefeitura de Novo Cabrais está investindo na conscientização ambiental das futuras gerações por meio do Projeto de Agroecologia. Este projeto realiza atividades de preservação no Parque Witeck.

Projeto de reflorestamento viabilizou o plantio de três mil árvores nativas em pontos da cidade e interior. Artes: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Investimento

O projeto de reflorestamento é resultado de um investimento de R$ 59.836,60, destinado à compra de mudas da empresa Vinicius F. Moreira Plantas, sediada em Minas Gerais, através do termo contrato nº 69/2023, pregão 42/2023.

Proteção do meio ambiente

A legislação municipal de Novo Cabrais também respalda essas iniciativas ambientais. O Código de Meio Ambiente e de Posturas do Município, instituído pela lei nº 141/98 de 31 de dezembro de 1998, estabelece diretrizes para a preservação ambiental e o controle da qualidade ambiental.

Este código incentiva o ajardinamento dos passeios públicos, o florestamento e o reflorestamento, além de impor obrigações às indústrias cerâmicas que utilizam lenha ou carvão vegetal.

Confira a lista completa das espécies de árvores plantadas em Novo Cabrais.