Educação - Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024

Volta às aulas: SME promove mutirão de limpeza e prepara novidades

Nas últimas semanas, equipes da Educação e CPM promovem uma série de ações que incluem a limpeza e revitalização das escolas e a compra de materiais pedagógicos e recursos educacionais. Saiba o que esperar para o ano letivo 2024

Volta às aulas: SME promove mutirão de limpeza e prepara novidades

EDUCAÇÃO | Enquanto as salas de aula permanecem silenciosas durante o recesso escolar em Novo Cabrais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está em pleno movimento, dedicando-se para garantir os preparativos para o retorno às aulas, marcado para 16 de fevereiro.

As equipes da SME têm aproveitado esse período para realizar uma série de ações estratégicas. Desde a limpeza e revitalização das escolas até a compra de materiais pedagógicos e recursos educacionais, cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado.

Uma das novidades é a implementação do Programa Escola em Tempo Integral nas EMEFs Teófilo Teodoro Streck São Roque e a expansão da modalidade de ensino integral na EMEI Nossa Senhora de Fátima.

Mutirão de limpeza

O Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF Pedro Lovato, juntamente com a equipe diretiva e funcionários, realizou um mutirão de limpeza e organização do espaço para receber os alunos.

A iniciativa visa criar um ambiente acolhedor e seguro para alunos e professores. A partir desse ano, a direção da escola está a cargo da professora Maria Beatriz Preussler.

“Quando escola e comunidade se unem, a educação avança e deixa um legado de aprendizado aos jovens sobre a importância do trabalho em parceria e que a educação é responsabilidade de todos”, destaca a secretária da pasta, Rosana Cristina Kohls.

Servidores da Educação promovem mutirão de limpeza da EMEF Pedro Lovato. Fotos: SME/ Divulgação

Livros didáticos

Entre as novidades que a SME prepara para o ano letivo de 2024, está a aquisição do Módulo I do Material Pedagógico do Sistema de Ensino SIM, da FTD.

Os livros didáticos, que já foram encaminhados às escolas para uso dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estão totalmente revisados e repletos de informações atualizadas e imagens coloridas.

Conforme a secretária de Educação, esse é mais que um material impresso, mas um sistema completo de ensino. Através dele, professores, alunos e pais têm à sua disposição a plataforma digital Iônica, que reúne uma série de informações, conteúdos, material de apoio pedagógico e acesso a todo processo evolutivo das crianças.

A aquisição do material didático da FTD faz parte do sistema de formação continuada de professores e gestores da rede municipal de ensino.

“A meta é proporcionar aos alunos e professores ferramentas modernas e inovadoras que contribuam para um ensino de qualidade. Novidades estão sendo incorporadas ao ambiente escolar, desde tecnologias educacionais até recursos didáticos que estimulem o aprendizado”, destaca Rosana.

Reforço pedagógico: livros didáticos da FTD foram encaminhados às escolas para uso dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fotos: SME/ Divulgação

Índice de desempenho

Durante o ano letivo, serão aplicadas avaliações, organizadas de acordo com os critérios exigidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Dessa forma, é possível acompanhar a evolução e as deficiências de aprendizagem de forma individual dos alunos.

Escola em Tempo Integral

Nesse ano, entra em vigor o Programa Escola em Tempo Integral. Trata-se do comprimento das metas 01 e 06 do Plano Nacional de Educação, que encerra seu decênio nesse ano, sendo obrigatória a implementação nos municípios.

Os alunos das EMEFs Teófilo Teodoro Streck e São Roque também serão contemplados com o ensino integral. A EMEI Nossa Senhora de Fátima já atende nessa modalidade, mas a novidade é que neste ano o atendimento será ampliado para as turmas do Pré A - nível I.

O Programa Escola em Tempo Integral (instituído pela Lei nº. 14.640, de 31 de julho de 2023) prevê que os alunos permaneçam três dias em tempo integral nas escolas. A SME elaborou um plano para a execução da medida em Novo Cabrais, o qual foi encaminhado à Promotoria de Educação e ao Conselho Municipal de Educação (CME), aguardando parecer.

Mais ações

Outras iniciativas estão sendo promovidas pela SME, envolvendo a capacitação contínua dos profissionais da Educação, parcerias com a comunidade local e a promoção de eventos e atividades extracurriculares.

A secretária da pasta destaca a importância desses esforços conjuntos: "Estamos comprometidos em oferecer um ambiente educacional enriquecedor e favorável ao desenvolvimento integral de nossos alunos. O retorno às aulas será marcado por uma atmosfera renovada e cheia de oportunidades”, adianta Rosana.

* Atualizado em 25/01, às 08h43.