Esportes e Recreação - Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023

Abadá-Capoeira promove evento de formação nesta quarta (13)

Batizado e troca de cordas dos alunos acontece no Ginásio Municipal, a partir das 19 horas

Abadá-Capoeira promove evento de formação nesta quarta (13)

EVENTO DA CAPOEIRA | Nesta quarta-feira (13), o grupo Abadá-Capoeira promove o tradicional batizado e troca de cordas dos alunos em evento que será realizado a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal, na Avenida Vinte e Oito de Dezembro, no Centro.

O evento é organizado pelo profissional de capoeira Maicon Silva Dias, com supervisão do professor Sombrinha e promoção da Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, através do CRAS Novas Amizades e empresas parceiras.

A iniciativa tem o apoio de Trato Fino Barbearia, Teixeira & Viegas Construções, São Marcos Bar e Armazém, Eletrônica Sul, MTF Negócios Rurais e Mundo Animal Clínica Veterinária.

Batizado e troca de cordas do Abadá-Capoeira acontece nesta quarta (13), a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal. Arte: Reprodução/ Divulgação

O batizado é a primeira vez que o aluno joga com um mestre.

Já a troca de corda compreende as graduações da capoeira, na qual o aluno recebe diferentes cores de cordas representando seu grau de habilidades.

Boletim semanal

Nesta última semana, os alunos do Abadá-Capoeira, além de seguirem a prática da modalidade, tiveram aula de maculelê, dança folclórica da cultura afro-indígena-brasileira que simula uma luta tribal usando bastões – onde sua origem é ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar na época do Brasil Colonial. Assista ao vídeo.

Na ocasião, foi trabalhado junto ao grupo a parte histórica, musicalidade e a prática do maculelê. A atividade servirá também para as futuras apresentações culturais dos alunos.

As oficinas de capoeira são promovidas pela Secretaria Trabalho e Assistência Social (STAS) em parceria com a Secretaria de Educação (SME) e aulas são ministradas pelo instrutor Maicon Dias.

Texto: Gabriel Rodrigues