A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Novo Cabrais foi realizada na tarde de segunda-feira, 30, no CTG Presilha Pampiana, reunindo 68 participantes, entre representantes da comunidade e autoridades locais.
Com o tema central voltado às políticas públicas de combate ao racismo e à desigualdade racial, o evento se propôs a fortalecer o debate e promover o engajamento coletivo na luta por uma sociedade mais justa.
Durante a abertura, a presidente da Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão e também presidente do COMPIR, Gislaine Menezes, emocionou o público ao reforçar a importância da união da comunidade na defesa da causa. “Colocaram na cabeça de todos nós que não éramos capazes, que só servíamos para o trabalho braçal. Hoje eu sei que isso não é verdade. Temos talentos, capacidades e somos descendentes de reis e rainhas com vastos conhecimentos — tanto na saúde quanto na cultura”, destacou.
O prefeito Leodegar Rodrigues e o vice-prefeito Maiquel Butzke também estiveram presentes. Ambos parabenizaram o Conselho pela organização da conferência e reafirmaram o compromisso da Administração Municipal em seguir apoiando as ações do grupo e promovendo políticas de igualdade racial no município.
A palestra principal ficou por conta de Sanny Figueiredo, diretora da Igualdade Étnico-Racial do Estado do Rio Grande do Sul, que elogiou a iniciativa e o protagonismo de Gislaine. “Novo Cabrais é pequeno em número de habitantes, mas já é referência para outras cidades quando o assunto é igualdade racial. Ainda enfrentamos muitas dificuldades, mas eventos como este são fundamentais para escrevermos uma nova história”, afirmou.
A programação contou ainda com um momento de debate entre os participantes e a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual, marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto, em Porto Alegre.
Texto e fotos: Mariéle Gross/Imprensa NC
Novo Cabrais