Vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade no RS

Saúde - Sexta-feira, 16 de Maio de 2025


Vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade no RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), em conjunto com os municípios, liberou a vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população acima dos seis meses de idade. A medida busca ampliar a cobertura vacinal e proteger mais pessoas neste período de maior circulação do vírus.

Apesar da liberação para o público geral, a SES reforça a importância de que os grupos prioritários busquem a imunização o quanto antes, já que são os mais vulneráveis a complicações graves e até óbito.
Até esta quinta-feira, 15, mais de 1,4 milhão de pessoas já foram vacinadas no RS. Entre os grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes), a cobertura vacinal está em 28,5%, ainda distante da meta de 90%. A campanha iniciou no dia 7 de abril.
Para reforçar os estoques nos municípios, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) distribui, nesta quinta, um novo lote com 703 mil doses da vacina contra a gripe. Com isso, o Estado já totaliza aproximadamente 3,9 milhões de doses enviadas. A previsão é de que o Ministério da Saúde encaminhe cerca de 5 milhões de doses ao RS em 2024.

Por que os grupos prioritários devem se vacinar?
Mesmo com a ampliação da campanha para toda a população, a diretora do Cevs, Tani Ranieri, alerta: os grupos prioritários continuam sendo os mais suscetíveis às formas graves da gripe. Até agora, o Estado já contabilizou 37 mortes por influenza neste ano, sendo 25 entre idosos e duas entre crianças menores de 5 anos.

????Quem são os grupos prioritários?

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Idosos a partir de 60 anos
  • Gestantes
  • Pessoas com comorbidades (doenças cardíacas, respiratórias, renais, diabetes, imunossupressão etc.)

NOVO CABRAIS- Para receber a vacina basta comparecer na unidade de saúde do Cortado ou da sede, munido de documento de identificação e carteira de vacinação das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Texto: Mariéle Gross/Assessora de Imprensa

*Com informações do Governo do Estado

 

Prefeitura Municipal


Novo Cabrais