As aulas do Projeto de Robótica da Secretaria Municipal de Educação de Novo Cabrais tiveram início na tarde desta segunda-feira, 28.
A proposta, segundo a secretária Rosana Kohls, tem como objetivo promover a inclusão e a alfabetização digital, abrangendo desde o ensino das noções básicas de manuseio do computador até a montagem de um mini robô. “Nosso objetivo é inserir crianças e adolescentes no mundo tecnológico, entendendo que, nos tempos atuais, com a ascensão do mundo digital e da realidade da inteligência artificial, o analfabetismo digital e tecnológico pode ser comparado ao não saber ler e escrever, tamanha é a sua importância.”
O Projeto de Robótica terá aulas duas vezes por semana na Escola Teófilo Streck e uma vez por semana na Escola Pedro Lovatto. Ao todo, 42 estudantes estão inscritos para participar das atividades, que começam com conteúdos básicos sobre computação e internet, evoluindo até a programação em robótica. “A administração fornece os materiais necessários para a execução do projeto, e a ideia é que, até o fim do ano, cada estudante tenha condições de montar um mini robô”, explica a secretária.
Vale ressaltar que, para participar das aulas de robótica, os estudantes precisam manter frequência escolar, boas notas e bom comportamento. “É notável a melhora no comportamento e no rendimento escolar dos alunos que se engajam nos projetos de contraturno. Para que mantenham suas vagas, é exigido bom comportamento, frequência, interesse e boas notas escolares”, finaliza Rosana.
Texto e fotos: Mariéle Gross/Assessora de Imprensa
Novo Cabrais